A “Cabanha Lomas Negras” representa a continuidade de uma tradição pecuarista da proprietária Lucía Bousses, com raízes no Uruguai. A designação “cabanha”, no sul do Brasil e no Uruguai, define estabelecimentos dedicados à ovinocultura e pecuária, com métodos aperfeiçoados de criação, pastos para cada espécie e galpões confortáveis.

 

A Lomas Negras Cabanha Orgânica está implantando um “Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável”, o projeto Cordeiro Orgânico Ile de France.

Esta fazenda localizada em Campo Alegre (SC), que optou pela ovinocultura e pecuária orgânica com o propósito de preservar as nascentes do Rio Cubatão do efeito nocivo dos agrotóxicos, agora está empenhada em reunir os ovinocultores interessados em produzir cordeiro orgânico, consolidando, assim, a cadeia produtiva do setor no município e região.

O projeto propicia melhor rentabilidade e qualidade de vida ao pequeno proprietário rural, que passa a adotar soluções naturais como homeopatia e fitoterapia em seus rebanhos, primando pelo bem-estar dos animais, pela sustentabilidade e pelo equilíbrio da biodiversidade em sua propriedade.


A escolha da raça Ile de France para esse projeto teve como premissa a obtenção de cortes padronizados através de carcaças com alto índice de rendimento, sendo que a harmonia das formas desse animal confere a ele uma presença robusta e maciça.

Esta é uma raça ovina mista, de grande formato, composta por 60% de carne e 40% de lã, com os machos pesando de 110 a 160 kg e as fêmeas de 70 a 90 kg. Já a fibra de lã do Ile de France tem espessura entre 23 e 29 micra, o que permite amplas aplicações industriais.

O rebanho da Cabanha Lomas Negras é composto por matrizes da raça Ile de France, totalmente adaptados à região e que possuem ótima caracterização racial com excelente habilidade materna.

 

Os cordeiros são recriados à pasto em regime de semiconfinamento, sendo as fêmeas destinadas à reprodução e os machos para abate. Os cordeiros machos que apresentam os parâmetros de seleção confirmados pela ARCO são reservados para reprodutores.

Os cortes da Lomas Negras possuem ainda o grande diferencial de serem provenientes de animais criados a pasto dentro do conceito orgânico. O que faz toda a diferença, não apenas no que se refere à gastronomia em si, mas no que se acrescenta à saúde do consumidor.

"Nossos ovinos são criados em total harmonia com a natureza e alimentados com capim e sal mineral, o que resulta em uma carne mais nutritiva e mais saborosa." segundo a proprietária da “Cabanha Lomas Negras”, Lucía Bousses.

Saiba mais pelo site: www.lomasnegras.com

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo: